Dor Aguda X Dor Crônica, sabe a diferença?

Profissionais da saúde e também pacientes entendem que a única diferença entre dor aguda e dor crônica é o tempo do sintoma. Mas é muito mais complexo do que somente o tempo. De modo simples, segue a diferença entre elas:

Dor Aguda:

• Função útil e protetora, permite proteger o tecido durante o tempo para a cura
  • Ocorre como resultado direto de dano tecidual ou potencial dano tecidual;
  • O tempo de início é bem definido, o paciente consegue descrever exatamente quando aconteceu e como aconteceu o início dos sintomas.
  • Os sintomas podem durar até aproximadamente em média três meses, pois na maioria das lesões, esse seria o tempo médio de cicatrização.

Dor Crônica:

• O tempo de início dos sintomas é confuso, o paciente já não consegue descrever quando começou e como começou.
  • O tempo de sintomas ultrapassa normalmente o período de três meses.
  • A dor pode ocorrer na ausência de dano tecidual identificável.

Gráfico para visualizar o início e a duração dos sintomas em relação ao tempo de cicatrização.

É importante entender, que a dor crônica ultrapassa o tempo da cicatrização do tecido, portanto precisamos avaliar e tratar o paciente por meio de uma abordagem que utiliza o modelo biopsicossocial. O uso de diagnósticos anatômicos ou radiográficos isoladamente sem considerar o (s) mecanismo (s) subjacente (s) da dor é insuficiente para orientar os cuidados de reabilitação.

Entenda como uma dor aguda se torna crônica, acessando esse link:

Saiba mais sobre o Modelo Biopsicossocial.

Tags :

0 0 Votos